Orientações para os Exames Laboratoriais de Rotina - Laboratório ProDNA Vitória da Conquista

Por

Publicado em 22 de July de 2022 às 10:04.

Saiba como você deve se preparar para realizar seus Exames de Rotina

Realizar Exames de Rotina é necessário para fazer triagem de doenças de forma precoce, pois alterações nas nossas dosagens laboratoriais podem indicar alguma patologia.

Há uma imensa quantidade de exames laboratoriais que podem ser realizadas, e o pedido medico vai ter uma lista de exames particular, a depender da queixa clínica de cada paciente.

Contudo, alguns exames realizados em laboratório são mais comumente pedidos em triagem inicial, os conhecidos exames periódicos de rotina. Aquele famoso "check-up" anual é de grande importância para verificar se a saúde está em dia.

Para a realização dos exames, muitas vezes é preciso realizar jejum ou ficar em abstinência alcoólica por alguns dias. Em outros, devemos evitar esforço físico ou relação sexual.

Neste artigo, vamos falar sobre alguns dos exames mais solicitados na rotina de um laboratório, e quais são as orientações para coleta.

É de grande importância que você siga fielmente as orientações de coleta, uma vez que alguma alteração no exame pode ser causada pela interferência da má preparação do paciente. A isto, damos o nome de alteração pré-analítica, e você pode ter um diagnóstico errado por conta disso, ou até precisar realizar uma nova coleta para confirmação da alteração.

Sendo assim, seguem algumas orientações para os exames mais comuns:

- HEMOGRAMA

Exame realizado para avaliar as células do sangue do paciente. O Hemograma completo do Laboratório proDNA analisa as características das células vermelhas (hemácias), das células brancas (linfócitos e leucócitos), e a contagem de plaquetas. Muito utilizado para avaliar doenças hematológicas e sistêmicas, como a investigação de anemias, neoplasias hematológicas, reações infecciosas e inflamatórias, acompanhamento de terapias, e distúrbios plaquetários.

Orientação: Jejum NÃO obrigatório (É recomendável jejum de 4 horas); não realizar exercício físicos extenuantes por 3 dias anteriores ao exame, assim como evitar consumo de álcool.

Amostra: Sangue

- GLICEMIA EM JEJUM / GLICOSE

Exame realizado para avaliar os níveis de açúcar no sangue. Muito utilizado para diagnóstico e controle do Diabetes.

Orientação: Jejum OBRIGATÓRIO (Mínimo de 8 horas, máximo de 12 horas); nos 3 dias anteriores ao exame, evitar consumo de álcool.

Amostra: Sangue

- GLICEMIA PÓS – PRANDIAL

Exame realizado para avaliar os níveis de açúcar no sangue. Muito utilizado para diagnóstico e controle do Diabetes.

Orientação: Coletar a primeira amostra em Jejum OBRIGATÓRIO (Mínimo de 8 horas, máximo de 12 horas); coletar, no mesmo dia, uma segunda amostra exatamente 2 horas após o início do almoço. O almoço deve conter dieta normal/rotineira do paciente. Evite refrigerantes e sobremesas. Após o almoço, não ingerir mais nada até a coleta da amostra. Chegar ao laboratório com pelo menos 15min de antecedência do prazo para 2° coleta; nos 3 dias anteriores ao exame evitar consumo de álcool.

Amostra: Sangue

- HEMOGLOBINA GLICADA ou GLICOSILADA

Exame realizado para avaliar os níveis de açúcar no sangue pela análise da associação da glicose com a hemoglobina, que pode verificar o estado da glicemia do paciente por até 3 meses. Muito utilizado para diagnóstico e controle do Diabetes.

Orientação: Jejum NÃO obrigatório.

Amostra: Sangue

- COLESTEROL TOTAL E FRAÇÕES

Exame realizado para avaliar dislipidemias, analisando as frações de colesterol, que são moléculas de gordura que circulam no sangue e podem causar doenças cardiovasculares. Avalia o colesterol total e as frações HDL, LDL, VLDL, e Não-HDL.

Orientação: Jejum NÃO obrigatório (ou conforme orientação médica); manter dieta normal na semana anterior ao exame, evitando ingestão de alimentos muito gordurosos; nos 3 dias anteriores ao exame, evitar consumo de álcool.

Amostra: Sangue

- TRIGLICERIDEOS / TRIGLICÉRIDES /ou TRIGLICERIDEMIA

Exame realizado para avaliar dislipidemias. O cálculo desta taxa é vinculada às outras frações de colesterol (geralmente 5x mais que o VLDL). Os triglicérides possuem moléculas de gordura que servem como reserva de energia, e se não consumidos serão armazenados no organismo. Taxas elevadas estão associadas a problemas cardiovasculares.

Orientação: Jejum NÃO obrigatório (ou conforme orientação médica); manter dieta normal na semana anterior ao exame, evitando ingestão de alimentos muito gordurosos ou ricos em açúcar; nos 3 dias anteriores ao exame, evitar consumo de álcool.

Amostra: Sangue

- SUMARIO DE URINA

A partir de um exame de urina, é possível avaliar função renal e afecções do trato urinário. É analisado as propriedades físicas, químicas e microscópicas.

Instruções para a coleta: Higienizar a região íntima e secar bem; coletar, preferencialmente, a 1ª urina da manhã. Caso não for possível, coletar urina retida na bexiga por pelo menos 4 horas; desprezar o 1º jato de urina (os primeiros 10ml) e coletar o jato do meio (cerca de 30 ml), utilizando um tubo rosqueável seco e limpo; a amostra deve ser entregue no laboratório em no máximo 1 hora após a coleta, em temperatura ambiente (caso esteja refrigerada, em até 2horas); mulheres, não indicamos coleta de urina no período menstrual (Aguarde 5 dias após finalizar o sangramento); não utilizar pomadas na região íntima 2 dias antes da coleta.

Amostra: Urina

- UROCULTURA OU CULTURA DE URINA

A partir de um exame de urina, é possível avaliar infecções no trato urinário. É analisado o crescimento bacteriano e o antibiograma, com sensibilidade aos medicamentos antibióticos de rotina.

Instruções para a coleta: Higienizar a região íntima e secar bem; coletar, preferencialmente, a 1ª urina da manhã. Caso não for possível, coletar urina retida na bexiga por pelo menos 4 horas; desprezar o 1º jato de urina (os primeiros 1ml). Coletar o jato do meio (cerca de 30 ml), utilizando um tubo rosqueável ESTÉRIL (comprar em farmácia ou pegar tubo cedido pelo laboratório); a amostra deve ser entregue no laboratório em no máximo 1 hora após a coleta, em temperatura ambiente (caso esteja refrigerada, em até 2 horas); mulheres, não indicamos coleta de urina no período menstrual; não utilizar pomadas na região íntima 7 dias antes da coleta.

Amostra: Urina

- MICROFLORA DE 1° JATO

Este exame permite a detecção direta ao microscópio de bactérias e fungos, em geral. Possui maior sensibilidade quando o paciente sintomas bem característicos de quadro infeccioso.

Instruções para a coleta: Higienizar a região íntima e secar bem; coletar, preferencialmente, o início da 1ª urina da manhã. Coletar apenas 1ml (primeiro jato/gotas), somente para forrar o fundo do recipiente; usar coletor estéril; a amostra deve ser entregue no laboratório em no máximo 1 hora

Amostra: Urina

- EXAMES DE URINA EM CRIANÇAS PEQUENAS OU CASOS ESPECIAIS

Instruções para a coleta: Utilizar saco coletor (vendido em farmácias); ATENÇÃO: deve-se trocar a cada 30min, caso nesse período não tenha havido a micção; a amostra deve ser entregue no laboratório em no máximo 1 hora após a coleta, em temperatura ambiente (caso esteja refrigerada, em até 2 horas).

Amostra: Urina

- URINA DE 24 HORAS

Este exame costuma ser solicitado para investigação mais detalhada do funcionamento renal e, durante a gestação, o teste pode ajudar no diagnóstico de pré-eclâmpsia. Com este exame, pode-se definir a taxa de filtração do sangue pelos rins, ou seja, a taxa de filtração glomerular. Assim, pode-se quantificar com maior confiança a presença e quantidade de proteínas e outras substâncias, como sódio, potássio, cálcio, fósforo, amônia, ureia, ácido úrico, magnésio e fosfato, etc.

Instruções para a coleta: Para iniciar o exame, deve se contar a partir de acordar pela manhã. Deve-se marcar o horário e esvaziar totalmente a bexiga no vaso sanitário, desprezando toda urina. Anote inclusive os minutos; em seguida, colher rigorosamente todas as micções (inclusive à noite), até a primeira micção do dia seguinte, exatamente na mesma hora e minutos da primeira urina do dia anterior; colher em garrafa de água mineral sem gás; durante a coleta, conservar o recipiente com urina sempre na geladeira (caso esqueça de coletar alguma micção, deve-se interromper o processo e reiniciá-lo); se a quantidade de urina for maior do que a garrafa comporta, continue a coleta em outras garrafas (quantas forem necessárias), para conter todo o volume de 24 horas (mantenha refrigerado); ao finalizar a coleta, leve o mais rápido possível ao laboratório.

Obs: Recomendamos a coleta para um dia que o paciente não saia de casa, para que ele possa coletar 100% da urina excretada em 24 horas.

Amostra: Urina colhida por 24h

- PARASITOLÓGICO DE FEZES

A partir de amostra de fezes, é possível realizar pesquisa de infecção por parasitas intestinais.

Instruções gerais para a coleta: A amostra de fezes deverá ser colhida em coletor universal descartável, e pode ser entregue no Laboratório proDNA, de segunda a sexta-feira até ás 15:30h, e aos sábados até às 9:30h; a amostra deve ser coletada em superfície seca e limpa; colher uma porção de fezes em frasco próprio (coletor descartável); evitar contaminação com urina, ou água do vaso sanitário; a quantidade não deve ser muito pequena, principalmente se houver mais que um procedimento, mas não há necessidade de encher o recipiente por completo; amostras podem ser mantidas sob refrigeração em até 24h; o material deve ser entregue no laboratório até 2h após ser retirado da refrigeração.

Obs: Em algumas situações o médico pode solicitar mais de uma amostra do exame parasitológico de fezes. Neste caso, a amostra deve ser colhida em dias diferentes, preferencialmente em dias alternados.

Amostra: Fezes

- COPROCULTURA(CULTURA DE FEZES), BAERMAN, OU LEUCÓCITOS FECAIS

A partir de amostra de fezes, é possível realizar pesquisa de infecção ou inflamação intestinais.

Instruções gerais para a coleta: A amostra de fezes deverá ser colhida em coletor universal descartável, e pode ser entregue no Laboratório proDNA, de segunda a sexta-feira até ás 15:30h, e aos sábados até às 9:30h; a amostra deve ser coletada em superfície seca e limpa; colher uma porção de fezes em frasco próprio (coletor descartável); evitar contaminação com urina, ou água do vaso sanitário; a quantidade não deve ser muito pequena, principalmente se houver mais que um procedimento, mas não há necessidade de encher o recipiente por completo; amostras NÃO podem ser refrigeradas; amostras devem ser entregues em até 2h após colhidas; utilizar tubo ESTÉRIL para coprocultura.

Amostra: Fezes

- PESQUISA DE SANGUE OCULTO

A partir de amostra de fezes, é possível realizar pesquisa de lesões ao sistema gastrointestinal.

Instruções gerais para a coleta: A amostra de fezes deverá ser colhida em coletor universal descartável, e pode ser entregue no Laboratório proDNA, de segunda a sexta-feira até ás 15:30h, e aos sábados até às 9:30h; amostra deve ser coletada em superfície seca e limpa; colher uma porção de fezes em frasco próprio (coletor descartável); evitar contaminação com urina, ou água do vaso sanitário; a quantidade não deve ser muito pequena, principalmente se houver mais que um procedimento, mas não há necessidade de encher o recipiente por completo; evitar o uso de laxantes, contraste oral (utilizado em exames de imagem) e supositórios, nos 3 dias que antecedem ao exame e no dia da coleta; não colher durante o período menstrual ou quando houver hemorroidas sangrantes (aguardar no mínimo 48h após sessar o sangramento); não ingerir bebida alcoólica nos três dias que antecedem ao teste; informar medicamentos em uso; as amostras NÃO podem ser refrigerados e devem ser entregues com até 2h após colhidas.

Amostras: Fezes

- PSA - ANTÍGENO PROSTÁTICO

Exame realizado por homens para detecção de tumor prostático e no seguimento do seu tratamento. Pode se apresentar elevado nos quadros de prostatite. Cerca de 25 a 46% dos homens com hiperplasia prostática benigna tem concentração elevada de PSA. Pacientes com prostatite também exibem elevações. O nível de PSA não deve ser utilizado isoladamente para diagnóstico.

Instruções gerais para a coleta: Jejum NÃO obrigatório; após realizar ultrassonografia transretal, aguardar 48h até a realização do exame; após relação sexual, aguardar 3 dias; após exame do toque retal ou biópsia de próstata, aguardar 3 dias; evitar andar de bicicleta, moto ou a cavalo por 3 dias antes do exame; informar se foi submetido a cirurgia de próstata; informar uso de medicamento para próstata.

Amostra: Sangue

- BETA-HCG (EXAME DE GRAVIDEZ - GONADOTROFINA CORIÔNICA HUMANA)

Este teste é utilizado para avaliar a presença do Hormônio Beta-HCG. A presença deste hormônio em maiores concentrações no organismo feminino está associada à gestação. A dosagem de b-HCG também serve como um marcador tumoral, pois grandes concentrações estão associadas à presença de alguns tumores. O exame de Beta-HCG QUANTITATIVO avalia a dosagem hormonal (é analisado sua quantidade no organismo), e consegue-se inferir qual a idade gestacional. Já o exame QUALITATIVO virá com resultado POSITIVO (se for identificado a concentração maior que 5,0 mlU/ml), ou NEGATIVO (se for detectado quantidades menores que 5,0 mlU/ml).

Instruções para a coleta: É recomendado que se aguarde o atraso menstrual para realizar o teste; em caso de realização do teste e ele dê negativo, deve aguardar alguns dias e repetir o exame (caso ainda haja suspeita e/ou atraso menstrual); jejum NÃO obrigatório. Gestação deve ser confirmada apenas após realização de Ultrassom obstétrico.

Amostra: Sangue

CONTATO
Mande um mensagem no Whatsapp, clique AQUI! (77) 98832-7044

Telefones:   (77)  3425 - 5785 /  (77) 9 8832-7044
Instagram: @laboratorioprodna 
Email: contato@prodna.com.br
 Av. Otávio Santos, Centro Médico Itamaraty – Sala 02 – Recreio, 381. Vitória da Conquista , BA. CEP: 45020-750

Exames laboratoriais de Rotina, Genética e Biologia Molecular - Laboratório proDNA, Laboratório em Vitória da Conquista-Ba. Também temos vagas para Consulta com Geneticista e Aconselhamento Genético.
Análises Clínicas, Genética, e Biologia Molecular.
Exames: PATERNIDADE, DNA, PCR, CÂNCER, PAINEL DE CÂNCER, PAINEL GENÉTICO, CARIÓTIPO,  TESTE DO PEZINHO, TESTE DA BOCHECHINHA, NIPT, ARRAY, EXOMA, ALERGIAS, HEMOGRAMA, COLESTEROL, TGO, TGP, SUMÁRIO DE URINA, PARASITOLOGICO DE FEZES,
ERROS INATOS DO METABOLISMO, EXAME DE GRAVIDEZ, BETA HCG, GLICEMIA E GLICOSE, CURVA GLICÊMICA, PCR URETRITES (CLAMIDIA, GONOCOCOS, TRICOMONAS, GARDNERELLA, UREAPLASMA, MICOPLASMA), HPV, CAPTURA HIBRIDA, GENOTIPAGEM, CULTURA DE SECREÇÃO VAGINAL, CULTURA DE FUNGOS, CULTURA BACTERIANA, ANTIBIOGRAMA, ANTIFUNGIGRAMA, CANDIDA, TESTE DO CONTONETE (STREPTOCOCOS AGALACTIAE), ETC
#Exames  #Laboratório #Análisesclínicas #Genetica #Geneticista  #Médico #cancer #oncogenetica  #VitóriadaConquista  #examesdesangue #examesderotina #consulta  #dna #prodna #paternidade